sábado, 15 de maio de 2010

Inteligência emocional

por Marcos Barboza*

Controlar-se nos dias atuais torna-se um desafio diário. Inteligência emocional é ser inteligente o suficiente para controlar as emoções.

Embora não pretendamos nos prender a definições, antes de prosseguir em nossa análise precisamos esclarecer três termos que são intimamente interligados, segundo Robbins, são eles: sentimentos, emoções e humores.

sentimento é um termo genérico que engloba uma grande variedade de sensações que as pessoas experimentam.

As emoções são sentimentos intensos direcionados a alguém ou a alguma coisa.

Os humores são sentimentos que costumam ser menos intenso que as emoções e não possuem um estímulo contextual.

Controlar as emoções com inteligência nos torna uma pessoa diferente e equilibrada no caráter pessoal, familiar e profissional.

A inteligência emocional bem treinada e elaborada é base propícia para a conquista da excelência, aprimorada a partir de uma associação favorável entre a razão e a emoção.

Inteligência Emocional é um conjunto de habilidades que permitem identificar e monitorar as nossas emoções e as emoções das pessoas com as quais nos relacionamos, discriminar os sentimentos envolvidos e usar essas informações para auxiliar na construção de pensamentos e na tomada de ação.

Comunicação mais assertiva, empatia entre colegas, superação de desafios e maior autocontrole de si mesmo estão entre as diversas vantagens em desenvolver a inteligência emocional.

O processo de aquisição e domínio da emoção através da inteligência está no princípio do conheça-te a ti mesmo. Ter autoconsciência significa reconhecer e compreender nossos pensamentos, sentimentos e ações, estabelecendo uma relação produtiva entre esses elos para que se produzam reações favoráveis. Assim; adquirimos o poder de dominar as nossas emoções. com o tempo o autodomínio é naturalmente ampliado ao nosso círculo de relacionamentos, levando-nos a uma melhor compreensão do que se passa na cabeça daqueles que convivem conosco, trazendo a perspectiva de uma melhoria significativa em nossas perspectiva de vida.


*Marcos Barboza é Pós-graduado em Docência de Ensino Superior, Graduado em Administração de Empresas, Palestrante, Docente na Universidade UNIBAN e SENAC-SP, Consultor e Empresário.


www.sejaprofissional.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário