por Marcos Barboza*
Quando se fala na palavra empatia muitas pessoas a confundem com simpatia ou antipatia. Simpatia é você demonstrar ser uma pessoa agradável por meio de um sorriso no rosto e na voz, já a antipatia é você rotular alguém antes mesmo de conhecer a pessoa ou, por sua convivência e comportamentos e situações desagradáveis que você já passou com esta pessoa, criou-se uma inimizade ou uma antipatia, o oposto de simpatia.
Empatia é uma característica de exercer controle sobre determinada situação entre as pessoas, é você abandonar o espírito de egoísmo que existe no ser humano e esquecer um pouco mais o seu “eu” e se colocar no lugar da outra pessoa.
Por exemplo, você já ficou horas numa fila e quando falta uma pessoa para chegar a sua vez de ser atendido você percebe que tem alguém furando fila? Automaticamente a sua situação é de discórdia e a vontade é fazer um grande barraco.
Agora vamos analisar a situação contrária, você acaba de chegar ao banco na véspera de feriado prolongado e você percebe que tem uma enorme fila e que no início da fila próximo ao caixa, um amigo seu está sorrindo para você, transmitindo uma mensagem não verbal dizendo “estou aqui na frente” se precisar é só me procurar, o que você faria? Lembrando que você está pronto para viajar, a família está no carro esperando você pagar aquela continha no banco para dirigirem-se à praia, você vai pegar aquela fila de duas horas ou irá demonstrar empatia por aquelas inúmeras pessoas que estão na fila?
Uma outra situação: Você é gerente de Recursos Humanos e foi designado para desligar um funcionário que é um grande amigo seu, ou que você sabe dos desafios que este candidato encontra na vida pessoal e familiar, se colocar no lugar do outro nesta situação é fácil?
Você acaba de ser traído no seu relacionamento porque a outra pessoa não lhe quer mais, como demonstrar empatia?
Agora, o seu melhor amigo acabou de conseguir um super emprego e convida você para comemorarem juntos e fala que vai te dar um carro zero de presente, o que você de demonstrar empatia nesta situação?
Demonstrar empatia em momentos felizes é prazeroso, o desafio deste artigo é incentivá-lo a colocar empatia em todas as situações. Seguem algumas dicas:
Conheça mais o outro;
Sorrir e demonstrar interesse pelo assunto do outro gera um impacto muito positivo;
Saber ouvir é uma forte ferramenta para quem deseja demonstrar empatia;
Colocar-se no lugar do outro não quer dizer que você precisa concordar com ele;
Aconselhe as pessoas com relação ao seu ponto de vista;
Seja verdadeiro, se for falar algo, pense na melhor forma de transmitir a sua mensagem sem ofender o outro e acabar com os seus sonhos.
Conhecer é demonstrar empatia pelo ser humano, é uma característica de poucos, mas torna uma diferença na vida de muitos.
Exercite a empatia, faça dela uma habilidade natural na sua vida.
Demonstrando empatia você ganha muito mais do que os outros. Dominar os seus impulsos e controlar o seu ponto de vista te dará um diferencial na vida social e profissional.
Pratique empatia e desfrute das ótimas conseqüências que irão reverter à você!
*Marcos Barboza é Pós-graduado em Docência de Ensino Superior, Graduado em Administração de Empresas, Palestrante, Docente na Universidade UNIBAN e SENAC-SP, Consultor e Empresário.
www.sejaprofissional.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário