quinta-feira, 15 de setembro de 2011

RH ESTENDIDO: este dá certo

por Kelly Cavalcanti Gallinari*

Muito se fala em departamento de Recursos Humano (RH) estratégico como fórmula do sucesso garantido. No entanto, muitos se perdem na aplicabilidade deste conceito, limitando a área a um disseminador de condutas ao invés de um mantenedor. A diferença está no fato de que o disseminador apenas dita regras/comportamentos ao passo que o mantenedor sustenta  condutas condizentes com o modelo de negócio da empresa, tornando-se, efetivamente, um elo forte entre a estratégia de trabalho da empresa e as práticas de seus colaboradores.

Um RH só é estratégico quando consegue conduzir os colaboradores de forma que estes tenham práticas e, por conseqüências, resultados que favoreçam, POSITIVAMENTE, a estratégica de trabalho da empresa em questão.

Como fazer isso? Vamos à prática do conceito.

O RH gerará resultados quando conseguir que as áreas da empresa passem a ser uma extensão de suas práticas. É irreal pensar que o RH seja onipresente e que possa assistir toda a empresa, evitando falhas e/ou más condutas. Mas é real e efetivo multiplicar suas práticas para a liderança e tê-la como aliada na disseminação e execução de ações que condizem com a missão, visão e valores corporativos. Este é o RH ESTENDIDO, um modelo de gestão que dá certo.

É necessário extrapolar a formação do RH e ir além do tradicional. Consultores internos, especialistas em treinamento e desenvolvimento são essenciais, mas dentro de um RH, em sua forma ESTENDIDA, passam a ter como pares e parceiros a liderança.  Os líderes, representantes internos dos objetivos corporativos, devem ter metas compartilhadas com o RH, agora ESTENDIDO, para que, sintam-se co-responsáveis pela disseminação e gestão de boas práticas que elevem os resultados às expectativas dos executivos.

Mais do que criar núcleos de formação de líderes (o que é muito importante), é formar líderes multiplicadores de práticas que condizem com o modelo de negócio da empresa.

É isso, povo de RH! Desvendamos! Ser estratégico é fazer a estratégia da empresa funcionar!

O RH estratégico, e agora ESTENDIDO, faz a gestão das pessoas de forma racional e eficiente. Cuidar das pessoas por cuidar não é suficiente. Além de multiplicar o modelo RH ESTENDIDO é necessário cuidar para que, em primeiro lugar, sejam selecionadas pessoas que tenham valores compatíveis com o modelo de negócio da empresa e, em segundo lugar, focar os esforços da consultoria interna na manutenção de práticas e comportamentos que sejam congruentes com este modelo. Cuidar das pessoas e fazê-las felizes pode não garantir o resultados esperados pela empresa.

O RH ESTENDIDO deve entender a estratégia de trabalho da empresa em questão e, só então, cuidar para que as pessoas (profissionais) mantenham a execução das atividades sobre esta mesma orientação. Isto é cuidar das pessoas com efetividade. Tanto para o profissional, quanto para a empresa.

O RH ESTENDIDO é acolhedor e não ditador. Associa habilidades e compartilha competências com outros membros da empresa. Ganha força. E forte, torna-se um RH estratégico. Torna-se, efetivamente, um mantenedor.

Abraços e até mais, meu povo.

*Kelly Cavalcanti Gallinari  é graduada em Gestão de Pessoas e especializada em Professional Coach. Formou-se pela ICI (Integrated Coaching Institute) é idealizadora do site eCoach – Desenvolvendo de Líderes. Sua expertise engloba o temas Flow, Peak Performance -  Estratégias, Desenvolvimento de Foco,  Executive Coaching - Estilos de Liderança,  Motivação, Gerindo mudanças,  Emotional Intelligence (EI)- Modelo de Competências,  Coaching Skills -  Competências exigidas pelo coach internacional, Life Coaching Pessoal - Soluções de uso da energia pessoal, Adversity Coaching - Imunização de stress e  Modelo Racional - Desfazendo distorções cognitivas.

www.sejaprofissional.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário